julho 28th, 2016

As empresas sob o olhar da comunidade
Compartilhando uma experiência bem atual

Quando uma empresa vai além da sua função de produzir bens e serviços e consegue valorizar o homem e o meio ambiente ela simplesmente está praticando o Marketing de Causas Sociais. Significa contribuir efetivamente com o desenvolvimento social da comunidade onde estas organizações se situam ou atuam. O retorno é expressivo na valorização da sua imagem, na sua exposição em mídias espontâneas, no envolvimento da própria comunidade, na adesão dos funcionários e consequentemente torna-se mais conhecida e respeitada por todos. Fato constatado pela Fundação Abrinq que aponta que 81% dos consumidores reconhecem boas causas e estão dispostos a apoiar marcas e empresas que as praticam.
Quando a teoria é constatada na prática vale à pena ser compartilhada com todos. É o caso do Muro da Gentileza Dona Pequetita, localizado na Praça Renato Barbosa Fonseca, centro de Vespasiano.
Uma ação simples que começou com uma faixa contendo os dizeres “quem precisa, pegue; que não precisa, doe”. A praça se tornou o palco de trocas, da prática do desapego e do amor ao próximo. Pessoas sendo acolhidas, buscando ali o seu agasalho e a sensação de que há quem que se preocupa com o outro. O sentimento de acolhimento transforma pessoas. Muitos pegam o que foi deixado e gritam “muito obrigado” ou “Deus te abençoe”. É o bastante para outros se envolverem e aproveitarem o espaço.
Um grupo de pessoas juntou-se ao Laboratório São Lucas (responsável pela atitude) e ações foram se concretizando. O muro foi todo revitalizado pela Professora Aloma Batista que trouxe seus alunos para ajudá-la na pintura. Patrícia Salomão, que envolveu as pessoas, doou alguns materiais, mãos de obra foram espontâneas e logo nasceu no facebook a página do Muro com o apoio da Rádio Vespasiano FM. Dali para o Portal Uai foi um pulo, graças à Jornalista Adriana Santos. Enfim, bombando na internet e a ideia sendo levada para o Brasil afora. Muitas curtidas e muitas manifestações positivas. Muitas fotos e selfies junto ao painel de arte.
A revitalização do muro trouxe uma nova energia para o local. Foram muitas as manifestações de alegria e sugestões de apropriação da praça com vários eventos. O local agora agradável está sendo visitado por todos que aproveitam para tomar um sol, trazem os filhos para brincarem, para namorar, para ler ou somente para contemplação. Tornou-se um lugar de humanização da cidade. Daqui pra frente projetos de contação de estórias, de ações literárias, de rodadas de músicas e outros serão colocados em prática.
Mas é preciso mais. Mais empresas engajadas, mais ações, mais amor, mais solidariedade. Haverá um painel constando nome das organizações que queiram ir além e queiram praticar o social com alma e coração. Basta contatar o Laboratório São Lucas (31 3621-3149).
Somente com a participação do comércio local, das indústrias e de outras organizações é que poderemos efetivar a transformação que o Muro da Gentileza Dona Pequetita causou e pode causar mais. Ele veio para unir e para acolher. Nas palavras de Luciene Fonseca “ele é a reconstrução da esperança para todos nós. A cidade toda ganhou”!

Vanessa Arruda www.vanessaarruda.com.br
Mestre em Administração, Jornalista, pós Graduada em Marketing Político, Escritora, Poeta, Administradora do Laboratório São Lucas, Professora Universitária, Master Coach.

Publicado no Jornal Vespasiano em Notícias – Julho/2016

Você pode acompanhar as respostas para este post assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar um comentário, ou trackback do seu site.

Deixe um comentário