novembro 25th, 2014

ÉTICA
A Responsabilidade Nossa de Cada Dia

Recentemente saímos de um pleito e observei que, durante o processo, no discurso dos candidatos as palavras mais citadas foram “ética” e “corrupção.” A campanha eleitoral em se tratando de cargos majoritários como Prefeitos, Governadores e Presidente, são baseadas em pesquisas. Delas se extraem as necessidades e anseios do povo para direcionar as campanhas. Pronto! Eis o motivo das duas palavrinhas de tamanha importância serem tão pronunciadas.
O significado de Ética é modo de ser, caráter, costumes. Esta filosofia mais correta de se viver surgiu há 500 anos antes de Cristo na Grécia. Hoje, 2014 anos após Cristo ela é tão atual e nos convida a uma reflexão: qual a nossa responsabilidade na reconstrução de um mundo mais digno?
Se ética significa caráter e caráter é construído… encontramos aí a resposta sobre a nossa responsabilidade em tornar a nossa comunidade, nossa cidade e o mundo em lugares mais éticos. Somos nós que formamos o caráter de nossos filhos, afilhados, sobrinhos, alunos, empregados ou colegas de trabalho.
Ser ético é muito difícil, sim. Implica em tomar decisões atrás de decisões. É dar limites. Significa tratar bem as pessoas, respeito ao próximo, ter educação.
Educação vem de berço diz a sabedoria popular. E vem mesmo. Não importa se somos ricos ou pobres, brancos ou pretos, formados em faculdades ou não. Independe de profissão escolhida. Mas depende totalmente da educação que recebemos desde o berço até a nossa velhice. Educação é contínua.
Ética passa pelo nosso cotidiano, passa por direitos e deveres e seu conceito central está em nossas ações com relação aos outros. Temos nosso código de ética em casa quando ensinamos a todos a dizerem as palavrinhas mágicas: bom dia, boa tarde, boa noite, com licença, por favor e muito obrigado.
Nas empresas onde trabalhamos há regras. É um referencial para que os funcionários saibam como se portar ou como lidar com todos os envolvidos. É o chamado código de ética empresarial. E neles, em sua maioria, existe a consciência sobre cuidados e práticas com o meio-ambiente, com a comunidade, com a carência da população onde estas mesmas empresas estão inseridas.
Enfim, se ética é reflexão, moral é a prática. São as nossas responsabilidade de todo dia!

Palestra proferida no Rotary Club de Vespasiano em 27/10/2014 e publicada no Jornal Vespasiano em Notícias, outubro 2014.

Você pode acompanhar as respostas para este post assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar um comentário, ou trackback do seu site.

Deixe um comentário