setembro 2nd, 2015

É duro pensar que em breve começará o horário verão. Tristeza para alguns, alegria para outros. Aqueles que gostam são os que se levantam mais tarde ou estão morando à beira da praia. Uma maravilha chegar do serviço e curtir o ‘marzão’. Não tem coisa melhor. Para aqueles que começam a trabalhar às 6 h da manhã é uma penúria. Muito cansativo e muito perigoso. As ruas ficam desertas e correm o risco de sofrer assaltos ou outros delitos.
Neste ano serão quatro meses de horário verão que se iniciará em 17 de outubro com término previsto para 20 de fevereiro de 2016. Dizem as autoridades que neste período a economia da energia equivale a um mês de consumo da cidade de Juiz de Fora. Eu cá tenho minhas dúvidas. Não sou especialista no assunto, mas gostaria de entender. Óbvio que todos dormem mais tarde do que o costume, então, o gasto com a eletricidade também se estenderá até mais tarde.A economia é tão significativa assim?
Que a verdade seja dita: o assunto é cheio de controvérsias. Se para alguns este sacrifício é para que o país não tenha colapso energético, para outros a mudança de horário traz distúrbios, como fadiga, dores de cabeça, confusão de raciocínio e irritabilidade. Colocando na balança, qual é o custo do benefício?
Ao meu ver é mais um sacrifico para a população. Como se não bastasse a inflação, baixo salário mínimo, altos índices de violência, saúde precária, educação também precária, enfim, nada está bom no Brasil. Fruto da incompetência administrativa dos governos. Um descaso total.
Fico imaginando o quão interessante são as estações brasileiras. O inverno com cara de verão. A primavera que se inicia no dia 23 de setembro anuncia flores e mais calor. O verão, com certeza, virá com cara, corpo e alma de calor. E com ele o racionamento de água.
Como recentemente a Presidente declarou que só agora percebeu que a nossa economia está à beira do insustentável, rezo todos os dias para que ela também não perceba, não sinta e não veja que o inverno é o verão mais que antecipado. Já pensou se ela resolve implantar o horário inverno-primavera-verão?

Você pode acompanhar as respostas para este post assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar um comentário, ou trackback do seu site.

Deixe um comentário