setembro 6th, 2014

Marketing Pessoal
Nos tempos atuais é imprescindível que todos nós saibamos fazer e manter nosso marketing pessoal. Por isto, um ensinamento do nosso Mestre Max Gehringer:
” O pato é uma ave que sabe andar, voar e nadar. Mas não é um modelo em nenhuma das três coisas. O andar do pato é desajeitado, o pato nada devagar e voa muito mal. Muitos funcionários sabem que não são patos e tem certeza de que não nasceram para pato, mas são tratados, pelos chefes, como se fossem patos, lentos e incompetentes.
Qual é o remédio para escapar da síndrome do pato?
É começar a entender a síndrome do pavão. O pavão anda mais devagar que o pato e quem é que já viu um pavão nadando ou voando? Mas quando alguém tem uma máquina de fotografar e vê um pato e um pavão, vai sempre fotografar o pavão.
Embora seja menos competente, o pavão aparece mais, pois sabe pavonear. Ou seja, o pavão tem o que pato não tem: Marketing Pessoal.
É claro que o pavão não tem a mínima ideia do que seja marketing pessoal.
O pavão é uma obra da natureza e não dos seus próprios talentos. Já o funcionário tem essa opção. Ele precisa aprender a se promover. O termo autopromoção, tanto pode significar querer aparecer, graças ao custo dos outros, o que é reprovável, ou divulgar, de maneira eficaz, o próprio trabalho, o que é recomendável.
O bom marketing, seja ele de um produto ou de um funcionário, está assentado sobre três pilares:
1- É preciso que o maior número possível de pessoas saibam o que eu faço.
2- É preciso que as pessoas se convençam dos benefícios daquilo que eu faço.
3- Se essas pessoas estiverem convencidas, elas divulgarão o que eu faço de bom.
Todas as grandes marcas que conhecemos fizeram e fazem isso. A síndrome do pato é o trabalho sem imagem. A síndrome do pavão é a imagem sem trabalho.
A soma do bom trabalho com a boa imagem é o Marketing Pessoal.”

Matéria publicada no Jornal Vespasiano em Noticias, nº 325- agosto/2014

VAnessa Arruda www.vanessaarruda.com.br
Mestranda em Administração, Jornalista e Pós Graduada em Marketing Político, Poeta, Escritora, Membro da Academia de Letras de Vespasiano, Professora Universitária.

Você pode acompanhar as respostas para este post assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar um comentário, ou trackback do seu site.

Deixe um comentário