julho 13th, 2016

O muro do bem
Quem precisa, pegue. Quem não precisa, doe

O Muro da Gentileza Pequitita é o muro da corrente do bem que está localizado bem no centro de Vespasiano. Trata-se de um apelo para que as pessoas retirem de seus armários tudo o que não precisem e depositem no Muro da Gentileza para àqueles que precisam de agasalhos ou acessórios. A memória afetiva fez-nos homenagear dona Pequetita, uma senhora que morava frente à pracinha e que promovia o Baile das Bonecas. Ela deixou uma lembrança formidável.
A iniciativa trouxe várias constatações. A primeira é que as pessoas estão carentes de uma boa ação sem qualquer ideologia política.
De um lado estão os que sentem necessidade de ajudar e querem ajudar. Só não sabiam como fazê-lo da forma mais simples e prática. O muro propiciou e facilitou esta ação. Também é perceptível a necessidade que se tem de acolher ao outro.
Com relação ao outro é visível que o muro possibilitou um inverno mais agasalhado. O sentimento do acolhimento transforma pessoas. Muitos pegam o que foi deixado e gritam “muito obrigado” ou “Deus os abençoe”. Só isso já vale à pena qualquer trabalho. O suprir esta carência está sendo gratificante para todos os envolvidos neste ato de solidariedade.
A revitalização do muro causou um alvoroço no município. As manifestações de surpresa e alegria nas redes sociais e no whattsApp demonstraram que as pessoas precisavam de um lugar público bonito e de fácil acesso, com possibilidades de vários eventos, principalmente eventos do bem. Surgiram várias ideias para aproveitamento do local, como: ações literárias, distribuição da sopa, oficinas de fantoche, contação de histórias e rodadas de música e fotografias. Querem o apoderamento do lugar com atuações durante o ano todo.
Pareceu-me que, além disso, todos queriam algo que representasse o amor à cidade. O sentimento aflorou em muitos. Enfim, a pintura trouxe esperança de dias melhores para os que passam ali.
Surpreendente mesmo foi a adesão das pessoas à ideia do bem e assim, o muro que era todo pichado numa praça jogada ao léu se transformou num cantinho bem bacana. Tintas foram doados pela Patrícia Salomão que inclusive criou o grupo no whatsApp para fortalecer ações. Aloma Batista e Márcia Oliveira Lima trouxeram seus alunos do Colégio Machado de Assis que empolgados não mediram esforços para pintar o muro do bem, mesmo aos sábados e domingos. Este momento foi muito enriquecido com as histórias de Vespasiano, pois os mais velhos presentearam os alunos com suas vivências. Marcos Rogério da Vespasiano FM criou a página Muro da Gentileza da Pequetita no Facebook e tem divulgado as diversas ações. Os funcionários do Laboratório São Lucas que tiveram a ideia receberam o apoio da empresa e logo, logo todos estavam envolvidos e encantados com o resultado. A população se envolveu de tal modo, que em nenhum momento os cabides ficaram vazios.
Enfim, o Muro da Gentileza Pequetita é um muro que veio para transformar conceitos e condutas. Que veio para unir e para acolher!

VAnessa Arruda
Mestre em Administração, Pós Graduada em Marketing Político, Graduada em Jornalismo, Escritora, Poeta, Administradora do Laboratório São Lucas, Professora Universitária e Master Coach.

04/07/2016

Você pode acompanhar as respostas para este post assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar um comentário, ou trackback do seu site.

Deixe um comentário